Definição de humildade: “É o senso de incapacidade que permeia a consciência do líder quando ele contempla a santa majesatade e o superabundante amor de Deus em contraste com sua desvalia (pobreza), culpa e total inaptidào, se separado da graça divina”. Segundo Ritschl, humildade é o “olho que vê tudo menos a si próprio”. Alguém perguntou a Dwitght Moody: “O senhor está dizendo que a pessoa humilde não pensa muito acerca de si mesma? Ele respondeu: “Não; digo que a pessoa humilde não pensa nem um pouco sobre si mesma. O humilde não sabe que é humilde”.
É está humildade que faz com a religião não seja rígida, nem pesada, nem pomposa, mas simples , descontraída, alegre, honrando a Deus e mostrando-se útil às pessoas.
Parafraseando as palavras de A.W.T em seu livro À procura de Deus, - o homem humilde não é uma espécie de camundongo humano, sofrendo com o senso da sua própria inferioridade. Em sua vida moral, ele pode ser tão audacioso como um leão e tão forte como Sansão , mas não se engana a seu próprio respeito. Ele aceitou a avaliação divina a respeito de sua própria vida. Sabe que é fraco e impotente, como afirma. Paradoxalmente, ele se afirma na certeza de que, à vista de Deus, ele é mais importante do que os anjos. Em si mesmo, nada é; em Deus ele é tudo. Esse é o seu lema motivador. Não fica preocupado pelo fato de o mundo jamais o ver como Deus o vê. Tranquilamente permite que Deus determine seus valores pessoais.
1. O homem humilde espera pacientemente o dia em que cada coisa terá o seu preço marcado, e seu valor real. Enquanto isso vai exercendo sua liderança para o beneficio da humanidade e para glória de Deus, alegremente disposto a esperar o dia da avaliação final. 2. A humildade – ou mansidão – é a expressão do amor. É a atitude de espírito e a disposição predominante do amor. A pessoa humilde está livre do orgulho ou da arrogância. 3. O humilde não se considera auto-suficiente, todavia reconhece seus próprios dons, recursos e realizações. (Hb 10:35). 4. Pessoas humildes não se ofende e nem revida com facilidade. 5. Humildade não é covardia, porque para ser humilde exige grande coragem. 6. A humildade nos leva aceitar um lugar inferior àquele que merecemos. 7. A humildade nos leva a silenciar da respeito de nossos méritos. 8. A humildade nos leva a tolerar desfeitas, insultos e acusações falsas por causa de um propósito superior.
II) A FALSA HUMILDADE Pior do que a falta de humildade é a falsa humildade que leva a pessoa a se sentir muito orgulhosa de estar agindo de forma humilde. O escritor e poeta inglês Samuel Taylor Coleridge disse que “o pecado mais apreciado pelo diabo é o orgulho que imita a humildade”. A pessoa que usa a falsa humildade está enganando apenas a si mesmo, porque os outros vêem nele uma pessoa pomposa, auto-aduladora e arrogante que, na realidade, apenas finge ser humilde. A pessoa verdadeiramente humilde evita atitudes forçadas. (Cl 2:18-23) Algumas pessoas insinuam que tem uma linha direta com Deus, uma linha não acessível a outros crentes. Quem tem a verdadeira humildade nunca critica outrem apontando falta de humildade. A tendência para julgar não combina com a verdadeira humildade. Mas é extremamente para o líder enxergar em si mesmo essa tendência. O líder não é onisciente, e a humildade o protege de adotar uma opinião insensata. Seja a roupa, ou discurso, ou comportamento, qualquer coisa que atraia a si a atenção dos outros, afastando-a da pessoa de Cristo, é desagradável a Deus e viola a humildade. Promove a presunção e dá projeção à vaidade. Humildade sempre foi uma qualidade rara, mesmo os discípulos, nem sempre exibiram atitudes de humildade (Mt 15:23).